Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

3 Dicas para evitar o mofo nos ambientes da sua casa

845 11/08/2022

3 Dicas para evitar o mofo nos ambientes da sua casa

Muitas pessoas pensam que é apenas durante o verão que o fungos causadores do mofo se propagam. Porém, embora possa ocorrer durante o ano todo, a ocorrência do mofo é maior durante o inverno. Afinal, é nesse período que o fungo encontra as condições perfeitas para sua reprodução.

Uma vez que nas estações mais frias do ano, as pessoas costumam manter os ambientes fechados, mesmo com o tempo mais úmido. E esse é justamente o cenário que o fungos causadores do mofo mais adoram para se proliferar. 

E nesse post nós trouxemos uma Super Dica para você evitar o mofo em todos os ambientes da sua casa.

O que é Mofo?

Antes de mais nada, é importante entender o que é o Mofo e quais problemas eles podem causar caso se proliferem na sua casa.

O mofo é uma formação de microrganismos, ou seja, são vários tipos de fungos que se juntam. Esses fungos não podem ser vistos a olho nu, então o que vemos nas paredes e nos móveis é apenas a estrutura formada pela junção desses microrganismos.

Essa estrutura conta com esporos para sua reprodução. O grande problema é que esses esporos são jogados no ar e podem ser inalados pelas pessoas que frequentam o ambiente.

Não existe um fator único causador do mofo, mas a combinação de falta de luz solar, falta de arejamento e muita umidade é o fator principal para a ocorrência de mofo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

O que o mofo pode causar?

E qual o grande problema do mofo nos ambientes, além da estética? Quando o mofo se espalha pelo ambiente, ele espalha esporos no ar, que podem ser inalados, isto é, respirados por quem frequenta o local.

Quando alguém respira os esporos do mofo, é comum que o seu sistema imunológico reaja com espiros, tosse, coceira e até entupimento do nariz. Essa é uma forma do organismo tentar se livrar dos invasores. Porém, esses fungos podem acarretar problemas mais sérios, como irritação nos olhos e garganta e até mesmo doenças respiratórias, como rinite e sinusite.

Como evitar mofo?

Agora que você já conhece os riscos que os fungos causadores do mofo podem oferecer, entende a importância de impedir que eles se espalhem pelos seus ambientes. Nós já fizemos um post com 3 Dicas para Tirar o Mofo das Paredes

Mas todo mundo sabe que prevenir é melhor do que remediar. Portanto, trazemos mais 3 Dicas para você evitar o mofo.

Mantenha o ambiente arejado

A primeira regra para evitar que o mofo que espalhe é manter o ambiente sempre arejado. Assim, você evita que o fungo encontre as condições ideais para se reproduzir.

Portanto, sempre que possível mantenha cortinas, janelas e, se possível, portas abertas, mesmo durante o inverno. Dessa forma, você garante a circulação de ar no ambiente e também a entrada de luz solar.

Além disso, caso haja ar-condicionado no ambiente, é importante fazer a manutenção do aparelho no tempo certo e manter o filtro sempre limpo, trocando o filtro sempre que necessário.

Evite a umidade

Outro fator importante a ser levado em conta é a umidade. Então é importante evitar o excesso de umidade nos cômodos. O ideal é usar um Anti Umidade, produto que absorve o excesso de umidade  do ambiente.

Porém, em locais onde há a presença constante de água e umidade, como cozinha e banheiros, é importante fazer a limpeza constante com os produtos específicos para esse tipo de limpeza. Mas, cuidado! Como já falamos os fungos causadores do mofo são prejudiciais à saúde. Então, na hora da limpeza é importante utilizar os Equipamentos de Proteção Individuais necessários, como luvas de borracha, máscaras e óculos de proteção.

Use Tinta Antimofo e Impermeabilizante

Por fim, mas não menos importante, você pode investir em uma tinta antimofo. Além disso, vale a pena investir em um bom Impermeabilizante. O que vai garantir um melhor acabamento e vai proteger as superfícies contra líquidos e vapores, evitando o mofo.

Gostou das dicas? Então, compartilhe com os amigos que não aguentam mais o mofo nos ambientes! Aproveita também nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram, para não perder nenhuma dica.
E para essa ou qualquer outra necessidade, pode contar com a Super Pro Atacado, as melhores soluções em ferramentas e equipamentos para construção e reformas pelo preço de atacado. Conheça nossos produtos pelo e-commerce, ou visite uma de nossas lojas.