Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Como Fazer Pintura Profissional Com Pistola de Tinta? Confira as Dicas!

Várias profissões são beneficiadas por equipamentos que agilizam e melhoram o processo de pintura, com um significativo aumento da qualidade no resultado final. Além de paredes, portas, janelas e portões, as pistolas de pinturas são também muito usadas na restauração e na estética automotiva (em oficinas mecânicas), assim como na marcenaria para a aplicação profissional de tintas, vernizes e laquês em qualquer tipo de madeira.

Com rapidez e uma aplicação mais uniforme da tinta, a pistola de pintura é uma máquina que pinta por pulverização, geralmente alimentada por ar comprimido; dependendo, para tanto, de um compressor de ar. Ao substituir pincéis e rolos, garante a economia dos materiais e um trabalho muito mais limpo, já que evita o desperdício e a sujeira de respingos e vazamentos de tinta.

Como a tinta sai por pulverização, em formato de jato, é possível controlar a velocidade e o nível de abertura da tinta; assim, o pintor tem total controle do fluxo do jato e do tamanho do leque (para mais ou menos intensidade ou detalhe na pintura, por exemplo). Quer dicas de como usar melhor o seu equipamento? Siga nos itens a seguir!

  • Como é?

As pistolas de pintura funcionam por meio da pulverização de tinta, a qual é jorrada de dentro de um recipiente próprio (acoplado à máquina) pela força da pressão do ar comprimido. É bastante interessante o uso, também, de um filtro regulador e lubrificador, dependendo da demanda da máquina. Quanto mais longo o período de uso, maior a necessidade do ajuste fino da pressão, assim como da limpeza e da lubrificação, para o melhor funcionamento da máquina.

Já que o ar aspirado pode carregar poeira e outras partículas, o filtro remove tais sujeiras da tinta pulverizada e, assim, ajuda na própria pintura: é a garantia de uma aplicação perfeita! A “sujeirinha” filtrada fica armazenada em um recipiente próprio, anexada ao filtro regulador.

De acordo com o modelo, as partes filtrantes do equipamento podem ter mais ou menos resistência à química da tinta ou dos demais solventes usados e, portanto, preste atenção! Opte pelo equipamento mais preparado, que não rachará depois de pouco tempo e, então, demandar mais investimento na manutenção.

  • Como faz?

Prepare a superfície para a aplicação, a uniformizando por lixamento mecânico ou químico (com o uso de solventes próprios). Quando estiver uniformizada, inclusive com o desbaste necessário em relação ao entorno, limpe bem para a pintura.

Use o equipamento de proteção individual (EPI) necessário, como: óculos, máscara, luva e avental. Regule a pressão do ar e a abertura do jato, de acordo com a área a ser pintada. Faça movimentos contínuos, de um lado ao outro em toda a extensão da área, até obter o efeito desejado. Algumas superfícies precisarão de uma ou mais camadas, então leia com atenção o rótulo da tinta, para seguir o período de secagem necessário.

Aí está! A pintura mais rápida, e com a melhor qualidade, em suas mãos. Quer garantir tudo o que precisa, das melhores marcas e com preço baixo de atacado? Acesse o nosso e-commerce e confira as nossas promoções, ou nos faça uma visita na Super Pro Atacado de sua região. Também nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e se inscreva em nosso canal no YouTube

Sugestões da categoria