Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Como Ser o Melhor Eletricista? Aprenda Mais!

Junho é o Mês da Elétrica e da Hidráulica na Super Pro Atacado e, então, no artigo de hoje entenderemos melhor sobre o eletricista! Ele é profissional que faz o planejamento de sistemas e circuitos elétricos, assim como a instalação, a manutenção e o reparo de máquinas e equipamentos.

Também pode atuar com o reparo de aparelhos elétricos e eletrônicos, sendo o responsável pela instalação e pela segurança de estruturas e instalações elétricas. Pode atuar tanto residencialmente, quanto em comércios ou fábricas; e, até mesmo, em automóveis, embarcações marítimas e aviões.

  • Como atuar na área?

Para cada área de atuação, há cursos preparatórios especializados em aumentar a qualificação do profissional. O ideal é já ter concluído o ensino médio e, então, investir em algum deles que seja do seu interesse.

Os técnicos profissionalizantes de elétrica e eletrônica básica, por exemplo, são ótima uma base introdutória para todos. Uma boa indicação é o Curso de Eletricista do SENAI, é só acessar clicar aqui para mais informações!

Também é importante se atentar para as Normas Regulamentadoras próprias à profissão, como a NR-10 e a NR-35. Foram desenvolvidas pelo órgão nacional competente, o Ministério do Trabalho e Previdência.

A primeiro NR trata sobre as "Instalações e Serviços de Eletricidade" e, a segunda NR, sobre o "Trabalho em Altura". Tais procedimentos de segurança são importantíssimos, em especial no ambiente de trabalho típico dos eletricistas, no qual é EPI é absolutamente essencial.

  • Qual a rotina da profissão?

Entre as suas funções mais cotidianas, o cargo de eletricista prevê: instalação ou troca de disjuntores, fusíveis, tomadas, interruptores, lâmpadas e quadros de luz e painéis elétricos; manutenção de fiações e cabeamentos elétricos; torneiras e chuveiros elétricos, ventiladores e condicionadores de ar; aparelhos eletrônicas como computadores, rede de Wi-Fi etc.).

Para atuar como eletricista, é preciso gostar de física e de matemática, entendendo muito sobre elétrica, sistemas de distribuição e cálculo. É importante dominar o manuseio dos equipamentos de medição, assim como usar adequadamente e com responsabilidade os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Tudo, legislado e fiscalizado de acordo com o Certificado de Aprovação (CA), que é utilizado como uma garantira de que os equipamentos foram aprovados em todos os testes de qualidade, de acordo com os planos de segurança recomendados pela medicina do trabalho.

  • Quais as ferramentas?

As indicações das melhores marcas! Basta clicar sobre as imagens, para mais informações dos produtos. Clique e acesse os links!

Alicate universal

É o tipo de alicate mais comum, usado pela maioria dos profissionais. Serve tanto para apertar, quando para cortar (juntando as funções das alicates de pressão e "de bico").

Alicate desencapador de fios

Totalmente desenvolvida para o uso dos eletricistas, é essencial para qualquer profissional da área. Com o seu "bico", ele aperta e dobra fiações, além de cortas e desencapar cabos.

Detector de tensão elétrica

Usado para identificar a presença de tensão elétrica, sem precisar expor o eletricista ao risco de um acidente laboral por choque. Sem contato manual direto, o profissional consegue fazer a verificação necessária apenas aproximando o aparelho do local.

Chaves de fenda e Philips

 

Chave de fenda tem ponta achatada, e é usada para apertar e afrouxar parafusos, de acordo com o seu encaixe na fenda para a torção.

Já a chave Phillips tem ponta em formato de cruz, sendo muito usada em sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos (com maior precisão de torque e força de torção).

Quer conhecer mais sobre todos os tipos de chaves, suas características e principais funções? Leia o artigo "Ferramentas: para que serve cada tipo de chave?", clicando no link!

Multímetro

É um medidor de corrente elétrica contínua e de corrente elétrica alternada. Também funciona para testar a resistência e capacitância.

Amperímetro

Serve para medir a corrente elétrica, se ela está presente e de acordo com o que seria esperado naquele sistema elétrico. Escolha as opções em alicate, que têm proteção especial para as mãos e, assim, garante uma maior segurança durante a operação.

Em resumo: o eletricista deve fazer uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), para manter a sua segurança no trabalho. Conhecer sobre a distribuição de energia elétrica e, também, os melhores hábitos de consumo de energia, para que ele seja o mais econômico e responsável possível.

Nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e fique pode dentro de tudo sobre construção e reforma! Aproveite as promoções do Mês da Elétrica e Hidráulica, comprando pelo site ou na nossa loja em sua região. Super Pro Atacado: a loja do super profissional.

Sugestões da categoria