Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Descubra Qual é a Lixadeira Orbital Ideal Para a Sua Marcenaria!

Na marcenaria, uma das partes mais importantes no acabamento é o lixamento da madeira, para fazer um bom desbaste da superfície trabalhada. São muitos os tipos de lixadeiras, para madeiras planas ou curvas. Qual é a melhor para você, que quer aumentar a eficiência do seu serviço? 

No uso residencial ou comercial, algo que pode tornar tudo mais rápido (sem diminuir a qualidade final do produto), é o uso de uma lixadeira orbital. Ela é portátil, fácil de manusear, e tende a produzir pouca quantidade de pó. 

Além do trabalho em madeira comum, ela também é recomendada para derivados como a compensada e a MDF. Sempre escolha o seu modelo ideal de acordo com as características técnicas do projeto e, também, com as suas características e demandas específicas. 

A lixadeira orbital tem este nome justamente porque ele “orbita” e gira durante a sua vibração, promovendo o lixamento de móveis ou demais áreas para serem pintadas, envernizados ou laqueadas. Também é bastante usada no processo de restauração, ao remover tintas, vernizes e laquês. 

Alguns modelos têm acessórios como sacos coletores de pó ou, ainda, adaptadores para aspirador de pó acoplados – o que diminui muito a sujeira e, assim, aumenta a praticidade e o conforto durante o serviço. Quer dicas sobre como usar melhor o equipamento?

  • 1º Segurança antes de tudo!

Antes de qualquer coisa, é preciso se certificar da segurança do local, do equipamento de proteção individual (EPI) e, também, da própria preparação da lixadeira orbital para o uso:

  1.  Não se esqueça dos óculos, dos protetores auriculares, da máscara, das luvas, do avental e das botas; 
  2.  Qualquer manuseio do equipamento, desde manutenção (limpeza ou lubrificação), até a troca de lixa, deve obrigatoriamente ser feito com ele desligado da tomada. Nunca encoste na lixa quando a sua lixadeira orbital estiver ligada!
  • 2º Qual lixa é a melhor?

As lixas são identificadas de acordo com números, que podem ir de 16 (a mais grossa) até 3.000 (a mais fina). A numeração está de acordo com a quantidade de “grãos de areia” presentes na lixa, sendo que quanto maior o número, mais delicado o seu lixamento e fino o seu acabamento. 

De acordo com o tipo de superfície a ser lixado, terão lixas mais ou menos adequadas a ele; sendo que em materiais como madeira, o mais indicado é o uso de lixas entre 100 e 500 (tanto para novas pinturas, quanto para repinturas e lixamento de fundo nivelador, para uniformizar).

  • 3º Como lixar?

A lixa é usada seca, sendo geralmente ¼ da folha inteira o tamanho ideal para o encaixe nas lixadeiras orbitais. Escolha a opção mais apropriada, já que há lixas específicas para madeiras com densidades variadas. 

Outra dica importante é fazer o lixamento no sentido dos veios, para evitar ranhuras que possam prejudicar o resultado final. Lembre, para fazer a troca da lixa em um mesmo projeto, opte por uma 50% mais fina do que a que você usando.

Agora que você já sabe tudo sobre a sua lixadeira orbital, que tal começarmos? Nos visite em uma de nossas lojas em sua região, ou tenha os melhores preços de descontos comprando pelo site. Também nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de todas as novidades. 

Sugestões da categoria