Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Engenheiro Civil ou Arquiteto: quem faz o quê? Escolha o Ideal para Você!

974 25/05/2022

Engenheiro Civil ou Arquiteto: quem faz o quê? Escolha o Ideal para Você!

Escolher uma profissão é uma decisão muito importante, que pode determinar todo o nosso futuro. O processo de escolha deve considerar o mercado de trabalho, o dia a dia do profissional e, junto com tudo, a afinidade que temos com a atuação.

Duas áreas próximas, mas que têm perfis bastante diferentes, é a engenharia civil e a arquitetura. Apesar das diferenças nas duas profissões, eles podem - e devem! - trabalhar juntos, pois os seus se complementam. Qual é o seu curso ideal?

É importante refletir sobre o que é melhor para você, mas como? Pesquise sobre os cursos, as grades horárias e possibilidades de cargos e funções. Também é muito importante entrar em contato com profissionais das áreas, dialogar sobre as suas experiências e rotinas.

Arquiteto ou engenheiro civil, o que escolher ser? Faça uma lista de perguntas, se preferir, e converse com os profissionais da área especialistas em espaços urbanos. Quer ajuda sobre quais perguntas fazer antes de entrar em contato? Confira alguns dos pontos importantes a seguir.

  • Engenharia Civil

A faculdade de engenharia civil tem disciplinas obrigatórias como Álgebra Linear e Geometria Analítica, Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade e Estatística, Computação e Ciência, Tecnologia e Sociedade. A engenharia civil é um curso de exatas, bastante focado em construção, manutenção e reforma de edificações.

O aluno, então, desenvolve conhecimentos técnico-científicos e instrumentais, para projetar e analisar processos e produtos de engenharia. Enquanto profissional de engenharia civil, ele será responsável por supervisionar a operação e a manutenção de sistemas, avaliando o impacto dele no meio ambiente.

Quer conhecer mais do curso de engenharia? Acesse a página da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do curso de engenharia civil para ter uma base sobre o curso.

  • Arquitetura

O arquiteto é o profissional responsável por planejar os espaços, internos e externos, das edificações. Sua formação busca compreender e traduzir as necessidades e desejos das pessoas, assim como atuar na preservação do patrimônio construído, o uso racional e mais consciente dos recursos naturais em defesa do meio ambiente.

O que faz um arquiteto? É a profissão ideal para quem quer planejar ambientes esteticamente agradáveis, com equilíbrio perfeito entre funcionalidade e conforto. O curso de arquitetura tem disciplinas como Desenho Arquitetônico, História da Arte, Paisagismo, Topografia e Saneamento Urbano. Quer mais detalhes? Clique aqui!

Entre as funções do arquiteto, estão o controle e a automoção de projetos arquitetônicos, assim como coordenar com o engenheiro civil a construção ou a reforma de residências, locais de trabalho e espaços de lazer. Enquanto o engenheiro civil é responsável pelas partes estruturais, na busca pelas melhores soluções técnicas para que o projeto do arquiteto seja implementado, o arquiteto trabalhará mais com o aspecto funcional e estético dos espaços.

Quer ficar por dentro de tudo sobre construção, manutenção e reforma, com dicas sobre tendências? Nos siga em nossas redes sociais, Facebook e InstagramJá é profissional, e quer acompanhar os lançamentos e promoções das melhores marcas? Nos faça uma visita na loja em sua região, ou compre direto pelo e-commerce!

Super Pro Atacado: se você é o melhor no que faz, nós somos a melhor para você!

Sugestões da categoria