Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Gatificação de ambiente: o que é e como fazer?

2254 23/12/2021

Gatificação de ambiente: o que é e como fazer?

Saiba mais sobre a melhor maneira de adaptar o seu ambiente aos felinos 
 
Para gatificar o ambiente da sua casa, é preciso ir além do combo caixinha de areia, potinhos de comida e caminha. Afinal, essas são apenas necessidades básicas para o bichano.  
O processo de gatificação envolve uma série de mudanças para tornar o ambiente mais rico e atrativo aos felinos, que podem ir desde a instalação de nichos nas paredes até a inclusão de plantas benéficas para o animal.  
Quer saber mais sobre o assunto e tornar sua casa ainda mais aconchegante para o seu ronronador predileto? Então confira as SuperDicas que preparamos para você! 

Os benefícios da gatificação 
Diferente dos cães, os gatos são animais que não costumam sair de casa para passeios. Portanto, o lar onde o felino reside costuma ser o único espaço ao qual o animal tem acesso diariamente, sendo o ambiente para os mais diversos tipos de atividade.  
A gatificação tem como objetivo tornar a sua casa um espaço mais confortável, atrativo, seguro e repleto de novas possibilidades para os felinos. Entre os principais benefícios, para você e para o seu pet, estão: 
 

  • Diminuição dos arranhões em móveis e cortinas;

  • Redução do estresse e ansiedade do pet;

  • Maior frequência de exercícios;

  • Melhora na convivência entre gatos e animais de outras espécies. 

 
Quero gatificar o ambiente, e agora? 
Conheça algumas ações básicas para enriquecer o ambiente da sua casa e torná-lo catfriendly: 

Aposte na verticalização 
Ideal para casas que não esbanjam espaço, a verticalização é a criação de caminhos verticais no ambiente que incentivem os gatos a escalarem e se movimentarem como fariam ao ar livre. 
 
Use nichos e prateleiras criando um tipo de circuito que o felino possa percorrer. Instale-os com uma distância que incentive o pet a saltar de um ponto ao outro, mas sem oferecer riscos. Se quiser aumentar ainda mais a diversão, instale também pequenas pontes, redes e camas suspensas para complementar o caminho vertical.  
 
Arranhadores e torres 
Para tornar o ambiente mais atrativo ao seu gatinho e ainda evitar que ele afie as unhas em seus móveis e cortinas, investir em arranhadores é essencial. Diversos modelos estão disponíveis no mercado, como opções que podem ser colocadas na base no sofá, modelos com caminhas acopladas e até mesmo arranhadores em formatos de torres.  
As torres são consideradas verdadeiros móveis para felinos, que permitem que o animal escale, arranhe, brinque e até descanse. Graças ao seu tamanho, o objeto confere ainda tranquilidade ao animal, que consegue dormir em uma altura ideal para observar todo o ambiente que o cerca. 
 
Segurança em primeiro lugar 
Não apenas focada em diversão e conforto, a gatificação também se baseia em oferecer um ambiente mais seguro ao seu gato. Por esse motivo, ambiente gatificado é aquele que protege o animal dos perigos que o acesso à rua oferece e do risco de acidentes, como quedas.  
Sendo assim, é essencial telar janelas, terraços e quaisquer outros espaços que tragam esse tipo de ameaça ao pet. 
 
Plante para o seu gato 
Os gatos adoram as plantas, seja para mordiscar algumas ervas ou brincar com a folhagem. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher as plantas da casa, já que muitas delas são tóxicas.  
Confira algumas das plantinhas prediletas dos gatunos que não oferecem risco à saúde deles:  

  • Erva-de-gato; 

  • Alecrim; 

  • Babosa; 

  • Camomila Alemã; 

  • Salsinha; 

  • Hortelã; 

  • Valeriana; 

  • Tomilho. 

 
Agora que você sabe mais sobre o que é a gatificação e como aplicá-la no seu ambiente, acesse o site da Super Pro Atacado e encontre os itens que irão ajudar nessa missão!