Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Feliz Dia do Serralheiro! Conheça Mais Sobre a Profissão

Em 23 de abril é celebrado o Dia do Serralheiro, profissional muito importante na construção civil, assim como na arquitetura e na decoração. Responsável por trabalhar com estruturas metálicas em geral, é especialista em produzir, instalar e reparar peças em chapas de metal (como aço, alumínio, ferro galvanizado etc.). Produz peças de metal, como por exemplo: esquadrias, grades, portões, janelas, portas, corrimões, sacadas e demais estruturas metálicas. Também pode prestar o seu serviço em reformas residenciais e empresariais, fazendo a manutenção e a renovação de imóveis. 

Em sua rotina na serralheria, de acordo com as especificações técnicas de cada projeto, confecciona e monta todos os materiais: medindo, riscando, furando, cortando, dobrando ou torcendo as suas partes. Junta tudo por meio da solda, que demanda ainda outras habilidades, materiais e ferramentas. Os profissionais da área devem ter noções bem desenvolvidas de física, química, engenharia, design e segurança do trabalho (com o uso de equipamentos de proteção individual, os EPIs). Nos cursos de especialização da profissão, algumas disciplinas tendem a abordar os processos de curvamento e dobramento de chapas metálicas, uso de máquinas e ferramentas de corte, abrasivos, tratamento térmico dos materiais e soldagem (com eletrodo revestido e TIG, por exemplo). 

Quer conhecer algumas de suas funções principais e maquinários mais usados? Confira a lista a seguir, com os “top 3 de todo serralheiro”!

Uma das principais ferramentas do serralheiro, a esmerilhadeira é usada para cortar, lixar e polir materiais metálicos e de outras ligas compostas. É muito usada pelos profissionais para dar acabamento nas peças e, também, para remover a ferrugem. 

A mais usada para cortar os materiais, é um recurso importante para os serralheiros ajustarem as medidas de suas peças. Também pode ser ajustada para polir de desbastar materiais. É essencial o uso de equipamento de proteção individual, assim como seguir os procedimentos de segurança previstos no manual de instruções da ferramenta. 

A soldagem é usada para a junção das partes trabalhadas, ou em reparos e manutenção dentro de oficinas mecânicas, nas próprias serralherias ou nas indústrias em geral. Processo muito importante na construção, manutenção e reforma de imóveis, além da confecção de peças usadas na engenharia, na arquitetura e na decoração de ambientes (internos e externos). 

Curtiu? Compartilhe com seus familiares e amigos serralheiros, uma profissão tão importante para o desenvolvimento da indústria e da construção civil. Também nos siga em nossas redes sociais, e se inscreva em nosso canal no YouTube. Quer investir em sua serralheria? Compre tudo o que você precisa em nossa loja na sua região, ou acesse o nosso e-commerce

Sugestões da categoria