Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Lugar de Mulher… É na Construção!

Genyy é bastante conhecida dentro e fora de Santa Teresa, no Oeste do Paraná. Pedreira de sucesso, quebra diariamente estereótipos de gênero trabalhando na construção civil desde 2009, ano em que ingressou na área como servente. Com mais de 400 mil seguidores no Facebook, e 15 mil no Instagram, seus vídeos são motivadores às outras mulheres que, como ela, têm a sua vocação em trabalhos tradicionalmente masculinos.

“Eu comecei a fazer os vídeos pra incentivar as outras mulheres, porque eu via que lá em 2009 uma mulher na obra era muito raro. Hoje, graças a Deus, está mudando essa história […]. Lá no início, foi bem difícil. Eu tive que ignorar muita coisa. Então, assim, hoje que tá mais fácil, as coisas estão mais fáceis, as pessoas estão começando a entender que a mulher consegue fazer. Igual eu sempre falo, mesmo que não seja do mesmo jeito que o outro faz, mas ela vai achar o seu jeitinho de fazer”.

Com muita humildade e criatividade, Genyy é o exemplo de como há oportunidade para todas as pessoas com talento, independente se homem ou mulher. Mesmo sendo um trabalho que, reconhecidamente, demanda bastante do corpo, ela defende que:

“Tudo o que uma outra pessoa faz, todo mundo faz também. Eu sempre comento, quando as outras pessoas falam assim ‘ah, mas esse serviço não é para mulher’. Um homem faz? Então eu também faço. Tudo vai mudar na vida da gente, se tiver em mente que a gente consegue fazer. Talvez não seja da mesma maneira que o outro faz, mas a gente acha o nosso jeito de fazer. Por exemplo, carregar cimento: ‘ah, quero ver ela carregando 50 quilos de cimento’. Eu carrego cimento, mas eu corto o pacotinho no meio, eu carrego 25 quilos de cada vez. Mas eu carrego”.

Sobre o merecido sucesso nas redes sociais, Genyy sempre cita que, muito mais importante do que os que a criticam – sem critério ou embasamento, importante citar - são os seus seguidores e apoiadores. Recebendo dezenas de mensagens de mulheres diariamente, com relatos, fotografias e vídeos, ela comenta sobre a gratidão que sente.

“Eu nunca imaginei receber tanto carinho das pessoas como a gente têm recebido. Eu sou muito grata a vocês, por tudo o que têm feito por nós, inclusive em nos incentivar. Isso nos motiva a continuar postando o nosso trabalho, postando as nossas dicas. Eu sei que tem muita gente que gosta de criticar o que a gente fala, mas eu estou começando a aprender a como lidar […]. É pegar os comentários positivos e guardar no coração, e esses negativos a gente tentar deixar de lado, por mais que seja difícil, né gente?”.

Neste Dia de Mulheres, que o exemplo de Genyy sirva tanto para mostrar que “lugar de mulher é aonde ela quiser” (em que esteja o seu coração e talento), quanto para motivar todas as profissionais a persistirem em seus sonhos, até que se tornem conquistas.

"Eu vou em qualquer lugar de cabeça erguida, botina cheia de massa no pé, e pra mim isso não é problema. Eu tenho orgulho de carregar o nome de pedreira [...]. Ter essa profissão, no Dia da Mulher, é uma honra muito grande".

De todas as dicas, qual é a mais importantes que ela pode dar para as mulheres?

"Escolham uma profissão que gostem, que sejam felizes - seja qual for [...] porque quando você está trabalhando em algo em que é feliz, você vai enfrentar tudo o que vier pela frente, em nome daquela profissão [...]. Se eu tivesse desistido lá em 2009, hoje eu não seria uma profissional reconhecida como eu sou na minha cidade […]. Não deixem nada desanimar vocês. Independente do que seja”.

Um feliz e merecido Mês das Mulheres! Parabéns a todas pela força em construir.