Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Aprenda a fazer uma horta vertical 

616 08/03/2022

Aprenda a fazer uma horta vertical 

Confira o passo a passo para cultivar as suas próprias hortaliças em um espaço pequeno 

 

Criar uma horta vertical na varanda ou na sala é uma ótima maneira de trazer a natureza para dentro de casa. As vantagens são inúmeras: você pode ter alguns temperos e hortaliças frescas à mão sempre que precisar, sua alimentação vai melhorar com o consumo de vegetais sem agrotóxicos, seu ambiente terá um ganho estético com um espaço de contemplação à natureza e haverá uma redução de temperatura interna na parede que recebe sol. 

As plantas que crescem sem dificuldades neste tipo de horta são tomate cereja, alface, pimenta, salsinha, cebolinha, coentro, hortelã, alecrim, manjericão, orégano, dentre outras. 

Como começar uma horta vertical? 

Tudo o que você precisa para começar o projeto é uma parede livre, com exposição ao sol de, no mínimo, três horas por dia. Com base no tempo de sol disponível, você pode decidir quais plantas colocar. Todos os vegetais folhosos (alface, espinafre, rúcula) crescem bem na sombra ou com pouco tempo de sol. É importante que o ambiente seja bem arejado. 

Comece com uma horta pequena para não ficar sobrecarregado ou frustrado e, aos poucos, vá adicionando novas mudas. Cuidar de uma hortinha vertical é um ótimo projeto para contar com a ajuda das crianças, ou como um momento de descanso mental. 

Dicas especiais 

Uma maneira simples de montar este tipo de horta é usando alguns vasos para parede em alturas diferentes. Eles já vêm com todas as peças necessárias para a instalação. Caso deseje criar uma horta grande, é indicado consultar um paisagista para que ele faça os cálculos necessários para não danificar a estrutura da parede. 

Plante sementes ou mudas em terra adubada. Você vai precisar de um kit com ferramentas básicas de jardinagem pequenas, como pá, escardilho e garfo de afofar a terra. Também é interessante ter uma tesoura de jardinagem para podar a planta e estimular o seu crescimento, ou para fazer a própria colheita. 

A terra da horta vertical tende a secar mais rapidamente do que na horta tradicional, portanto você precisará fazer a rega todos os dias. Use um borrifador ou um pequeno regador para molhar as plantas. Lembre-se de sentir a terra com os dedos antes de regar; se a terra ainda estiver úmida, não regue.  

Quando devo regar a horta vertical? 

Os melhores períodos para regar são no início da manhã e no final da tarde. Regar em horário muito quente faz a água evaporar rapidamente, enquanto regar à noite não é ideal para as plantas, que ficam com as folhas e as raízes molhadas por um tempo muito longo. 

Lembre-se de inspecionar as suas mudinhas diariamente em busca de fungos e folhas secas. Você também vai perceber que é muito prazeroso observar folhas novas ou o surgimento de frutos. Quanto maior a atenção com as plantas, melhor o crescimento e vigor delas. 
 

Gostou de aprender mais sobre este tipo de horta, que cabe em qualquer apartamento ou casa pequena? Confira mais dicas sobre jardinagem e cuidados com a casa no blog da Super Pro Atacado. Aproveite para encontrar as melhores ferramentas e produtos para esse e outros projetos no nosso site