Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Conheça os tipos de desempenadeiras e suas finalidades

2237 11/02/2021

Conheça os tipos de desempenadeiras e suas finalidades

As desempenadeiras são ferramentas fundamentais na hora de fazer aplicação, nivelamento e uniformização dos diversos tipos de revestimentos e ajudam na execução de acabamentos feitos com mais qualidade.


Apesar de existir uma grande variedade de desempenadeiras disponíveis no mercado, identificar qual é o tipo mais adequado para cada serviço não é uma tarefa tão fácil e faz toda a diferença no resultado final. 
 
AS DESEMPENADEIRAS MAIS COMUNS
 
Desempenadeira reta - Esta é uma das desempenadeiras que com certeza você verá em uma obra ou reforma, pois pode ser usada em diferentes etapas: na aplicação da argamassa (início), no nivelamento e na impermeabilização e, por fim, o reboco e o acabamento de pisos de concreto. 


Desempenadeira dentada - Usada principalmente para assentamento de pisos e revestimentos, se diferencia dos outros tipos justamente pelos dentes que conforme sua largura determinam a quantidade de argamassa e colante necessária para assentar os revestimentos como cerâmica, porcelanatos e pedras naturais. 

Na hora de comprar e saber qual a largura ideal desta ferramenta, considere o tamanho da placa que vai ser assentada. Para os revestimentos internos e externos, indica-se para placas de até 400cm² a desempenadeira com largura de 6mm, para as placas de 400 a 900cm²  é recomendado usar a ferramenta de 8mm e nas peças acima de 900cm² (40x40cm) as desempenadeiras com larguras maiores, como 10 mm.

Nessa mesma categoria das desempenadeiras dentadas, há outros formatos e qualidades de dentes, como por exemplo a semi circular que forma um U entre os dentes e o modelo que conta com as beiradas denteadas em sua largura e seu comprimento. As duas são muito usadas no assentamento de revestimentos. 
 
OUTROS MODELOS E SUAS FINALIDADES
 
Borda Redonda - Por seu formato evita marcas no trabalho, melhorando o rendimento, é indicada para a aplicação, nivelamento e revestimento de superfícies com argamassa e cimentadas. É também a melhor opção na hora de fazer a queima de piso cimentado. 


Plástica Lisa - É comum ver o profissional que realiza a preparação para a pintura trabalhando com esta ferramenta, pois é usada na aplicação da massa fina e é possível usá-la para nivelar argamassas. Há também a plástica super lisa, com a mesma função, mas que proporciona mais qualidade aos acabamentos. 


Madeira lisa - Usado para facilitar o acabamento de argamassas de revestimento e contrapiso. 


Metálica lisa - Também pode ser utilizada para a aplicação e acabamento de argamassa de revestimento ou de contrapiso, com o diferencial de acabamento ser queimado.


Existem vários outros tipos de desempenadeiras plásticas, que dão efeitos diferenciados e facilitam o acabamento em extremidades pequenas. 
Há também as opções elétricas que são indicadas para projetos que exigem uma produtividade maior.  
 
E aí? Já sabe qual a melhor ferramenta para usar na sua obra ou reforma?  Aproveite e compre agora a opção que vai garantir a excelência no seu trabalho.