Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Dicas para aperfeiçoar o trabalho de soldagem

950 02/04/2024

Dicas para aperfeiçoar o trabalho de soldagem

Melhore a qualidade da sua solda e saiba como valorizar ainda mais seu trabalho, conquistando clientes

Por que melhorar a soldagem?

A Super Pro busca trazer dicas e conteúdos que agreguem valor na rotina dos profissionais. Nesse sentido, viemos com este post para dedicar nossa atenção à soldagem, trazendo algumas sugestões que vão elevar a qualidade do seu trabalho.

Como fazer uma solda perfeita

Para alcançar a máxima qualidade em um trabalho como esse, é fundamental seguir algumas etapas e técnicas durante o processo. Por isso, trouxemos até você, dicas que podem ser aplicadas em seus trabalhos, resultando na ótima soldagem:

  1. 01. Limpeza de Superfície: É essencial limpar, lixar e desbastar a superfície a ser soldada para evitar porosidade;
  2. 02. Troca de Bicos de Contato: Substitua os bicos de contato desgastados, a troca deve ocorrer quando o bico entrar em contato com a poça de solda;
  3. 03. Utilização de Roldanas e Bicos Específicos: Evite problemas como arame preso ou soldas de má qualidade com roldanas, guias de espiral e bicos de contato adequados à espessura do arame;
  4. 04. Comprimento da Ponta do Arame: Mantenha a ponta do arame, que se estende além do bico de contato, entre 0,5cm e 1cm.

Por fim, reconheça o som da solda. De forma que, assim como um músico ajusta seu instrumento com base no som produzido, o soldador deve identificar o som da solda para regular a máquina. Isso porque, sons altos e ásperos indicam voltagem baixa, enquanto estalos indicam amperagem elevada.

Como fazer solda com eletrodo

Comece com o preparo da peça, remova qualquer tipo de sujeira, óleo ou ferrugem. Em seguida, escolha o eletrodo certo para o material que será soldado e ajuste a corrente de soldagem. Mantenha o arco estável durante o processo e faça movimentos uniformes para garantir a solda de qualidade.

Solda de ferro

É essencial seguir os mesmos passos de preparação e escolha do eletrodo adequado. Entretanto, esse material pode ser soldado com diversos tipos de processos, como eletrodo revestido, MIG/MAG ou TIG. Desse modo, é fundamental fazer a escolha do processo mais adequado para o tipo de trabalho a ser feito.

Foto ampliada de uma soldagem de aço com faíscas

Foto/Reprodução: Freepik

Como acontece a solda para cobre

Neste processo, é necessário utilizar um fluxo de solda adequado para o tipo de metal, garantindo uma boa aderência entre as superfícies a serem unidas. Além disso, é importante escolher um método de soldagem compatível com o cobre, como solda TIG ou brasagem.

Solda para eletrônica

Essa prática requer cuidados especiais devido à sensibilidade dos componentes. Por isso, é de suma importância o uso de equipamentos de soldagem de baixa potência, como estação de solda. Além disso, escolha materiais de solda como estanho com núcleo de resina e faça movimentos precisos para evitar o superaquecimento dos componentes no processo.

Por que a solda fica porosa?

Entender os possíveis problemas durante o processo de soldagem é fundamental para maior habilidade na área. Desse modo, buscando responder a pergunta deste tópico, explica-se que a solda pode ficar com esse aspecto devido a diversos fatores, como impurezas na superfície.

Além disso, essa característica também é provocada conforme excesso de corrente elétrica ou umidade no material. Portanto, estes elementos interferem na fusão adequada dos metais, resultando em uma solda com pequenas cavidades, comprometendo sua resistência.

Saiba por que a solda quebra

Outro problema comum é a solda quebrar, que pode ser causado por uma série de fatores, entre eles, a falta de preparação da superfície. Além disso, outro fator que interfere na soldagem é o uso de temperatura ou corrente inadequada, e até mesmo movimentos bruscos durante o resfriamento.

Onde encontrar ferramentas para soldagem

Seja na busca incessante pela excelência do trabalho de nossos clientes, a Super Pro se empenha em selecionar as melhores marcas, produtos de qualidade e oferecer insights valiosos para aprimorar técnicas e conhecimentos.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite também nossas ofertas em abrasivos e materiais de solda. A Super Pro está aqui para ajudá-lo a alcançar a excelência em seus projetos de soldagem.