Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Dicas para ficar de olho na hora da Manutenção Elétrica

A manutenção elétrica é essencial para qualquer tipo de instalação, seja ela residencial, predial ou industrial.

A energia elétrica está presente em praticamente todos os ambientes hoje em dia. Essa forma de energia serve para alimentar uma infinidade de máquinas e equipamentos nos mais diversos espaços, seja nas residências, em escritórios, na construção civil ou mesmo na indústria.

Porém tantas instalações demandam manutenções constantes para garantir o bom funcionamento e evitar acidentes.

Nesse post você confere todas as dicas para realizar a manutenção elétrica corretamente assegurar a segurança em todos os espaços.

O que é Manutenção Elétrica

Antes de mais nada é importante entender do que estamos falando quando dizemos “Manutenção Elétrica”. Pode parecer óbvio, mas esse conceito ainda gera certa confusão.

A manutenção elétrica envolve uma variedade de ações, tanto preventivas, quanto corretivas, com o intuito de garantir que todos os aparelhos e instalações elétricas estejam funcionando perfeitamente. Fazendo intervenções quando necessário.

Ou seja, não se trata apenas de trocar peças danificadas, mas sim garantir que tudo esteja funcionando de maneira correta.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

Importância da Manutenção Elétrica

Muitas pessoas ainda tem dúvida, então é necessário esclarecer a importância dessa atividade. Ela não é uma tarefa menor, nem pode ser feita de qualquer jeito.

A manutenção elétrica é uma peça-chave para o bom funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, instalações e máquinas elétricas. Quando feita de forma correta e no tempo certo, a manutenção previne o desgaste dos aparelhos antes do tempo e evita que acidentes, como curto-circuitos, aconteçam.

Tipos de Manutenção Elétrica

A manutenção elétrica serve tanto para residências quanto para a indústria. No entanto, cada caso tem suas especificações. Então descubra mais sobre os tipos de manutenção elétrica que existem. 

Manutenção Elétrica Predial x Manutenção Elétrica Industrial

Por mais que existam similaridades, a Manutenção Predial e a Industrial se destinam a finalidades diferentes.

A manutenção predial verifica toda a instalação elétrica residencial ou empresarial, analisando a fiação, as conexões, tomadas e afins. Já a manutenção elétrica industrial, por sua vez, cuida somente da parte elétrica dos ativos das fábricas, isto é, as máquinas que realizam a produção no chão de fábrica.

Dentro da Manutenção Elétrica, especialmente a industrial, existem três tipos de manutenções que devem ser feitas: Corretiva, Preventiva e Preditiva.

Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva é toda intervenção que ocorre após alguma falha, parcial ou total, em equipamentos elétricos. Em resumo seria a correção de problemas, quando esses problemas já estão atrapalhando o bom funcionamento do dispositivo.

Por exemplo: troca de peças em máquinas, substituição de fusíveis ou disjuntores danificados, entre outros.

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva pode ser definida como a técnica de se antecipar aos problemas que podem acontecer, evitando falhas e até prevenindo acidentes. Ou seja, é a ação periódica, baseada em cálculos de vida útil dos componentes elétricos.

Ela deve ser feita de maneira constante para evitar sustos e gastos desnecessários. Afinal, todo mundo sabe que prevenir é melhor do que remediar.

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva busca prevenir que problemas aconteçam, e você não precisa ser vidente para realizá-la.

Basta aplicar um monitoramento constante nas suas máquinas e equipamentos elétricos e verificar a qualidade de seus componentes. Assim você descobre sintomas de problemas potenciais, antes que estes se tornem problemas de fato.

Dicas na hora de realizar a Manutenção Elétrica

Não basta apenas abrir o painel elétrico ou trocar um disjuntor com defeito para fazer uma boa manutenção elétrica. É preciso ter alguns cuidados para fazer tudo com segurança e não descuidar das instalações. Confira algumas dicas. 

Como definir a periodicidade da Manutenção Elétrica?

Não existe uma regra única para definir a periodicidade, isto é, de quanto em quanto tempo você vai precisar fazer a manutenção elétrica no seu espaço. Tudo depende de quantos aparelhos você possui, quanto tempo esses aparelhos ficam ligados, tempo de vida dos aparelhos, entre outros fatores.

Contudo, o indicado é que a manutenção preventiva seja feita no mínimo a cada 6 meses e revisões mais completas em intervalos de ao menos uma vez por ano.

Quem pode realizar uma Manutenção Elétrica?

Qualquer um pode fazer manutenções elétricas? Não! A Norma Brasileira (NBR) 450 determina que apenas pessoas advertidas ou qualificadas podem executar verificações e intervenções em instalações elétricas. 

Portanto, uma pessoa não qualificada pode até trocar um chuveiro em casa, caso haja necessidade, mas manutenções mais robustas devem ser realizadas por profissionais competentes.

Ferramentas indispensáveis para quem trabalha com Manutenção Elétrica

Na hora de realizar manutenções e reparos elétricos é importante contar com um profissional qualificado, um bom eletricista. E todo bom eletricista precisa das ferramentas certas para fazer a manutenção elétrica de forma correta.

Pra começar é essencial contar com um jogo de Chaves de Fenda e Philips. Pois, os painéis e equipamentos elétricos contam com uma variedade de parafuso de diferentes formatos e tamanhos. O ideal é contar também com chaves combinadas para apertar ou soltar parafusos maiores ou porcas.

Os Alicates também são ferramentas indispensáveis para um bom trabalho elétrico. Principalmente os Alicates de Corte, que servem para cortar fios com segurança e sem precisar fazer esforço, e os Alicates de Bico, que vão auxiliar na hora de puxar ou dobrar fios, ou até mesmo para segurar determinado componente numa posição específica.

Na hora de desencapar os fio, nada de usar os dentes ou ferramentas inadequadas. O famoso jeitinho pode por tudo a perder e colocar a sua vida em risco. Para esses serviços o indicado é usar um Desencapador de Fios, que facilitam a remoção da capa do fio e tornam a operação muito mais segura.

Os Multímetros são equipamentos fundamentais na hora da manutenção elétrica. Com esses dispositivos você consegue medir todas as grandezas elétricas com precisão, bem como identificar a presença de tensão na rede.

Alguns ambientes podem ser de difícil acesso ou mesmo conter baixa visibilidade. Portanto, para essas ocasiões é fundamental contar com uma boa Lanterna.

A Fita Isolante é indispensável para finalizar reparos em fios e garantir o isolamento elétrica, assegurando assim a segurança.

Caso queira se especializar ainda mais como eletricista, confira o nosso guia de como ser o melhor eletricista.

Agora que você sabe muito mais sobre a importância da Manutenção Elétrica, é só passar na Super Pro Atacado e garantir todos os equipamentos para realizá-la de maneira segura e eficiente.

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog. Aproveite também para conhecer nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e conferir muito mais.