Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Iluminação indireta: o que é e por que usar na sua casa

Confira as vantagens desse tipo de iluminação e todos os jeitos de usá-la

A iluminação é a alma do ambiente! Tudo que vemos depende da luz, e tanto na construção como na decoração é importante dar muita atenção para esse detalhe. Um dos jeitos mais interessantes de usar a luz é a iluminação indireta. Confira nossas Super Dicas de como usar esse modelo.

O que é iluminação indireta?

A iluminação indireta é, como o nome diz, uma luz que não é direta e não vai direto da lâmpada/fonte para um objeto específico. Ou seja, é uma luz mais ampla e uniforme, mais ou menos como a luz durante uma manhã nublada.

Normalmente, para obter a luz indireta, é necessário rebater a luz, de forma a suavizar a forma com que a luz chega no espaço. 

Iluminação indireta ou iluminação direta?

A luz direta, por sua vez, é focada diretamente para um objeto ou área determinada. É uma luz que faz mais sombra, e pode ser comparada com a luz do sol em um dia de céu aberto.

Vantagens da iluminação indireta

A iluminação indireta é interessante porque traz leveza, suavidade e conforto para o ambiente. Independentemente da temperatura de cor (ou seja, se é luz branca ou luz amarela), a iluminação indireta é bem ampla e pode ser usada de diversas formas.

Como usar a luz indireta?

Existem inúmeras formas de fazer a iluminação indireta nos ambientes. Vamos falar sobre as principais.

Luz rebatida no teto

luz rebatida

O tipo mais clássico de iluminação indireta é rebater a luz no teto. Ou seja, usar uma lâmpada apontada para o teto, de modo que a iluminação do ambiente passe pelo teto antes de atingir os objetos.

Iluminação com sanca

A sanca é um método interessante de fazer a iluminação indireta em uma sala ou quarto.

O princípio da sanca é o mesmo do método anterior: com uma fita de led ou lâmpada, a luz é "escondida" dentro da sanca e rebate no teto, fazendo o ambiente ser iluminado de forma suave.

Fita de led

luz de led

Falando no led, essa é uma forma interessante de usar a luz indireta. As fitas contam com uma luz menos potente como um todo, e quando usadas atrás de móveis, mesas, espelhos, etc, funcionam exatamente como uma luz indireta.

Arandela

arandela

Outro modelo comum é a arandela, a lâmpada de parede. Embora possa ser usada como luz direta, é bem interessante usar esse modelo como luz indireta.

É só inserir a lâmpada dentro da arandela e rebater a luz na parede. 

Luz indireta ou luz difusa?

Essas duas formas de iluminação são parecidas, mas contam com algumas diferenças.

O objetivo da luz difusa é o mesmo da luz indireta: obter uma luz menos "dura", ou seja, mais suave e confortável. 

A diferença é que, para obter esse efeito, a luz difusa recorre a um difusor - um tipo de filtro, como uma chapa de acrílico. Assim, a luz direta passa pelo material e se torna uma luz difusa, que ilumina muito bem mas sem fazer sombras muito marcadas.

Onde usar a luz indireta?

Falamos dos métodos de usar a luz indireta, mas será que todo tipo de ambiente deve usar essa iluminação? Tudo depende do objetivo.

Essa é uma luz agradável, mas nem por isso é a única forma de iluminar. É possível, inclusive, combinar mais de um método no mesmo espaço. Confira alguns exemplos!

  • A sala é o ambiente perfeito para a luz indireta. Seja para descansar ou para ver tv, não é interessante ter muitas sombras duras no ambiente. Uma luz confortável, rebatida no teto ou na sanca, é perfeita para esse espaço;

  • Já na cozinha, a bancada pode receber spots de luz direta, enquanto a área da pia e fogão pode contar com uma iluminação indireta com uma fita de led. No centro, como iluminação principal, é uma boa dica usar uma difusa;

  • No quarto, uma boa dica é combinar os variados tipos de luz. É interessante ter uma luz principal difusa ou indireta, adequada para o conforto que o ambiente necessita, combinando com spots de luz direta, para os momentos de mais necessidade de iluminação - como na escolha de roupas, já que a reprodução de cor é mais fiel nesse modelo;

  • Por fim, em um espaço que precisa de foco, como um quarto de estudos ou a sala de jantar, a luz direta é uma ótima ideia. Com ela, temos uma iluminação bem forte e destacada.

Entendeu tudo sobre a luz indireta? Para encontrar o que você precisa para montar a iluminação da sua casa, acesse o site da Super Pro Atacado!

Sugestões da categoria