Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Marceneiro: O que faz e como trabalhar nessa área

2175 27/03/2024

Marceneiro: O que faz e como trabalhar nessa área

Já pensou em se tornar um profissional na marcenaria? Essa clássica profissão é ideal para quem gosta de serviços manuais e mobílias personalizadas! Por isso, se essas atividades tem tudo a ver com você, confira as dicas especiais que só o blog da Super Pro traz!

O que faz o marceneiro?

Esse é o profissional especializado na produção de móveis, peças, suportes e artesanato em madeira. Com isso, ele cria desde pequenos itens decorativos até móveis e estruturas mais complexas, utilizando sua habilidade artesanal para produzir peças únicas e personalizadas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

Ferramentas para Marceneiro

As serras, como a tico-tico, são fundamentais para o corte preciso da madeira. A plaina é essencial para nivelar superfícies, enquanto os formões são indispensáveis para esculpir e dar forma às peças. Além das mencionadas, também são importantes:

  • - Lixadeira;
  • - Parafusadeira;
  • - Furadeira;
  • Furadeira de bancada;
  • - Nível manual;
  • - Réguas e Esquadros;
  • - Riscadores e lápis de carpinteiro;
  • - Lima;
  • - Estilete;
  • - Martelo de borracha.

Lembre-se de que a qualidade das ferramentas e materiais utilizados também influenciam no resultado final do trabalho. Por isso, ao adquirir seus equipamentos, opte sempre por produtos de marcas reconhecidas no mercado, que ofereçam durabilidade e eficiência.

O que o marceneiro precisa saber?

Além do domínio das ferramentas, como formão e plaina, um profissional que atua neste segmento deve ter um olhar artístico. Isso porque, ele deve atender às demandas dos clientes e criar peças com precisão e qualidade. Por isso, a criatividade e a atenção aos detalhes são essenciais.

Marceneiro usando a serra circular para fazer cortes na madeira

Imagem/Reprodução: FreePik

Para complementar seu conhecimento sobre marcenaria, é importante ressaltar a relevância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na rotina dessa atividade. Portanto, nunca deixe de usar óculos de proteção, luvas resistentes, protetores auriculares e máscaras respiratórias.

O marceneiro precisa de curso?

Embora a marcenaria seja uma profissão tradicionalmente passada de geração em geração, existem cursos técnicos e de especialização disponíveis, tanto presenciais quanto online. Esses cursos podem ser úteis para quem deseja iniciar na área ou aprimorar suas habilidades práticas, permitindo que a área se expanda além das tradições familiares.

Marceneiro ou carpinteiro?

Apesar de ambos trabalharem com madeira, a diferença entre essas duas áreas é clara. Enquanto o marceneiro se dedica à produção de móveis e peças decorativas, o carpinteiro trabalha principalmente na construção civil, lidando com vigas, estruturas e tábuas.

Onde comprar equipamentos para marcenaria baratos

Gostou das dicas? Acesse o site da Super Pro Atacado e encontre as melhores ferramentas para se tornar um marceneiro de sucesso! Compare os preços entre os diversos modelos e monte seu Super Kit hoje mesmo. Com essas informações em mãos, você tem tudo para iniciar sua jornada na área!