Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Quais abrasivos garantem uma solda bem-feita?

100 15/04/2024

Quais abrasivos garantem uma solda bem-feita?

Esse tipo de trabalho é essencial porque garante a união de metais de forma sólida e duradoura. Entretanto, para fazer uma solda de qualidade, é fundamental usar os abrasivos certos, que são fundamentais no preparo das superfícies que vão ser soldadas.

O que são abrasivos?

São materiais duros e resistentes, responsáveis por desgastar, lixar ou polir outras substâncias. Por esse motivo, são comum na indústria da soldagem, preparando superfícies metálicas antes do trabalho, removendo oxidação, tintas, resíduos e impurezas que podem interferir na qualidade da solda.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

Tipos de Abrasivos

Existem duas principais subdivisões, os sintéticos e os naturais. Nesse sentido, o primeiro se refere aos produzidos em laboratório, que incluem óxido de alumínio, carbeto de silício e diamante sintético. Eles têm alta dureza e resistência, o que os torna ideais para retificação, corte e polimento em metais e outros materiais.

Por outro lado, os abrasivos naturais, encontrados na natureza em minerais ou rochas como quartzo, esmeril e areia, são menos consistentes. Embora ambos tenham suas vantagens e aplicações específicas, a escolha entre eles depende das necessidades e exigências do trabalho em questão.

Disco de Corte Abrasivo

Ideal para cortar metais com precisão e eficiência, esses discos são uma escolha popular entre os soldadores. Disponíveis em uma variedade de tamanhos e espessuras, esses discos são capazes de cortar uma ampla gama de metais, desde aços suaves até aços inoxidáveis e ligas de alumínio.

Abrasivos Diamantados

Reconhecidos por sua excepcional dureza e durabilidade, os abrasivos diamantados são amplamente utilizados em aplicações de soldagem que exigem um alto nível de precisão e acabamento. Eles são especialmente eficazes para retificar, polir e lapidar metais duros e resistentes.

Close-up extremo de um disco diamantado criando uma superfície lisa em um material áspero

Foto/Reprodução: Freepik

Rebolos abrasivos

Utilizados principalmente em processos de retificação, esse tipo de rebolo são essenciais para dar forma e acabamento a peças metálicas. Disponíveis em uma variedade de tamanhos e granulometrias, esses abrasivos são indispensáveis em oficinas de solda e metalurgia.

Como escolher os melhores abrasivos

Investir nessas ferramentas é fundamental para garantir uma solda bem feita e duradoura. Por isso, com ampla variedade de tipos e tamanhos disponíveis, é preciso encontrar os abrasivos certos para cada aplicação. Nesse sentido, siga as dicas a seguir para não ter erro na escolha:

  • 01. Considere o material de trabalho: Escolha abrasivos adequados ao tipo de metal que está sendo soldado;
  • 02. Avalie a Granulometria: Na remoção rápida de material, opte por abrasivos com granulometria mais grossa. Para acabamento fino, escolha os que tiverem granulometria mais fina;
  • 03. Verifique se é compatível com a ferramenta: Verifique o tamanho do eixo e a capacidade de operação da ferramenta para garantir um desempenho ideal.

Portanto, para garantir resultados consistentes e de alta qualidade na soldagem, basta optar por um dos modelos seguindo essas informações. Além disso, aplique as melhores práticas de preparo de superfície, e o resultado do projeto será incrível.

Onde comprar abrasivos para soldagem

A Super Pro é o lugar ideal para você garantir todos esses equipamentos de forma rápida, fácil e barata. Por isso, aproveite as ofertas e oportunidades de compra facilitada que a loja oferece para adquirir itens de amrcas com máxima qualidade para valorizar seus trabalhos de solda.