Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Portas e Janelas: saiba como escolher o modelo ideal para instalar na sua obra ou reforma?

459 01/08/2023

Portas e Janelas: saiba como escolher o modelo ideal para instalar na sua obra ou reforma?

Muito além do design, optar pelo modelo de porta e janela correto ajuda a ter economia de espaço, um ambiente arejado e naturalmente iluminado.

Sabemos que é um desafio fazer a troca de portas e janelas que tiveram desgaste com o tempo ou apenas para dar um ar de modernidade no acabamento, e quando se trata de investir em nossa casa sempre vamos priorizar pela busca do melhor material, mesmo que isso signifique ter que desembolsar um pouco mais do previsto no orçamento.  

Por isso a escolha do local certo para comprar faz toda a diferença, podendo gerar um resultado final satisfatório e economia no total da compra. 

Para te ajudar nesta escolha, separamos dicas de modelos, materiais e as possibilidades de instalação nos ambientes, aproveitando bem os espaços e ajudando manter a temperatura mais agradável durante as estações do ano. 

Esperamos que goste do conteúdo e boa leitura! 

Janela basculante

São de dimensões menores, normalmente instaladas em alturas acima de 1,50m em ambientes como banheiros e áreas de serviços para passagem de ar. A janela basculante possui o sistema de abertura por alavanca para fora e pode ter o vidro texturizado, evitando a visualização de quem está de fora para dentro. Encontrado nos modelos com a abertura de uma ou mais folhas, e quando aberta previne que a chuva possa molhar a parte de dentro do local instalado. 

Janela de correr com duas ou quatro folhas  

Da categoria de produtos mais utilizados, a janela com esquadrias de correr de duas ou mais folhas são itens essenciais em toda construção, ajuda na ventilação do ambiente e aproveitamento de toda iluminação natural externa para a área interna da casa, podendo ser instaladas em quartos, salas, cozinhas e demais locais conforme desejado. 

Os materiais podem variar de acordo com o gosto de cada consumidor, como madeira, pvc ou em alumínio, sendo as duas últimas mais resistentes e duradouras. Abre para ambos os lados sobrepondo as folhas ou com uma folha fixa e podem ser lavadas com água. 

Janela com grade acoplada 

A janela com grade acoplada é a opção para quem está pensando além da estética, mas se preocupa também com a própria segurança e da sua família. Encontradas em esquadrias de correr e o lado que contêm a grade costuma ser instalado para o lado externo da residência.  

Os locais mais comuns para instalação são em salas, quartos, e cozinhas, mas nada impede que seja a opção para os demais cômodos da casa.  

Um ponto importante para aproveitar bem a iluminação que uma janela pode proporcionar, e saber exatamente para que lado o sol se mantem a maior parte do tempo em contato com o objeto em aberto, assim o morador consegue usufruir do máximo de frescor que circula pelos ambientes.   

Agora se a preocupação é trocar a porta da sua residência, indústria ou comércio, saiba que o sistema de instalação é diferente dependendo muito do tamanho da abertura, variando das medidas mais comuns de 60cm a 90cm, se vai ser aberta para o lado direito ou esquerdo, de dentro ou o lado de fora da residência, ou se vai ser de esquadrias de correr sendo necessário um espaço maior que comporte toda a estrutura.  

Porta de alumínio modelo Veneziana 

A porta conhecida como veneziana cria alusão a textura sobressaindo para fora, pode ou não ter aberturas para passagem de ar nas extremidades elevadas, são resistentes e conseguem manter o ambiente bem fechado. 

Encontradas nos materiais como: madeira, alumínio, pvc, nas mais diferentes medidas, sendo sempre importante considerar o local onde a porta será instalada, se haverá grande fluxo de passagem de pessoas para que a porta não se torne pequena e precise ser substituída antes do previsto. 

Porta de vidro com duas ou quatro folhas de correr 

Se o morador está buscando ampliar os espaços de entradas e saídas dos ambientes, uma opção encontrada é a porta de correr de vidro modelo balcão, podendo ser de duas, quatro ou mais folhas, compradas em tamanhos exatos onde será instalada. 

Alguns consumidores substitui a janela por uma porta, em locais como: salas e quartos que tenham saídas para sacadas. A área de instalação é estratégica já que a porta de abertura de correr costuma ocupar bastante espaço, mas cumpre bem sua função, deixando a residência moderna e aproveitando bem o contraste com a área externa da casa criando uma bela moldura. 

Porta basculante com grade ou sem grade acoplada 

A porta com basculante é basicamente uma porta que possui uma janela acoplada na parte superior, pode ter grade de proteção ou não, e onde se localiza a janela pode ser aberta com a porta fechada ou fixa sem abertura.  Este modelo é muito utilizado nas residências, em lugares como: cozinhas e lavanderias, e em comércios, proporcionando a entrada de luz no local. 

Porta sanfonadas em PVC 

A porta sanfonada é a opção para quem busca economia de espaço e produto de baixo custo de investimento, onde possui um sistema dobrável em partes menores para abrir e fechar a porta. 

Possui uma guia na parte superior da estrutura permitindo o encaixe do mecanismo sanfonado, muitos optam pelo modelo para criar divisórias em lavanderias, partes externas, ou lugares com pouco espaço, podendo ser alterado o sentido da porta sem precisar desinstalar toda a estrutura. 

Porta de madeira ou MDF 

A porta de madeira ou MDF é o modelo mais comum variando algumas vezes no tamanho e no tratamento feito no material da estrutura, que pode variar de uma superfície lisa ou texturizada, instaladas na parte interna das residências, como: quartos, banheiros, entrada principal e entradas alternativas. Costumam ser as primeiras opções dos consumidores que passam por obras e reformas devido a variedade de modelos e preços comercializados. 

Porta Celeiro com roldana 

Apesar do nome à porta celeiro é um modelo inspirado nos antigos celeiros, mas que são instaladas dentro das residências e que precisa de uma parede ampla possibilitando que o mecanismo de abertura da porta por roldanas se abra por completo. Ajuda a ampliar ambientes como cozinhas e escritórios e na circulação de ar pelos espaços quando aberta. Ótima escolha para que está em busca de um toque rústico sem perder a modernidade e funcionalidade do objeto.

 

E aí gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como escolher portas e janelas para a construção ou reforma da sua casa. Que tal aproveitar para adquirir estes itens e muito mais na Super Pro Atacado. São mais de 30 mil itens esperando por você. Escolha já o seu! 

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de nossas dicas e conteúdo. Além disso, você pode nos seguir também nas Redes Sociais: 

 Facebook, Instagram e Youtube. 

Até a próxima! 

 

Super mais, Super Pro! 

Não deixe de conferir a seleção Super especial que preparamos para você, na linha de Portas, Janelas e Acessórios para Instalação. 

Portas e Janelas: Especial Aluvid 

Acabamento e qualidade: acessórios para instalação de portas 

Nosso Super compromisso em garantir praticidade e eficiência para facilitar no seu dia a dia, reforma ou construção. 

 

Confira também: 

Hora da Reforma: Janelas de Alumínio: como instalar e limpar? 

Hora da Reforma: Como reparar pequenas avarias nas janelas? 

Tutorial: Como pintar porta de madeira 

Sugestões da categoria