Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Você já sabe tudo sobre o Dia do Metalúrgico? Leia e Descubra Mais!

Você sabia que em 21/04 é comemorado o Dia do Metalúrgico? A data homenageia a todos os profissionais que produzem materiais a partir da fundição do metal, área que é tão importante no país. Considerando que o Brasil é um dos maiores exportadores de minérios do mundo, é fácil perceber como a metalurgia é uma parte importante no desenvolvimento da indústria (em empresas siderúrgicas, aeronáuticas etc.). 

Quer conhecer mais sobre os metalúrgicos, profissionais que são parte importante da história mundial e nacional? Confira a seguir!

  • 1º O que fazem?

Os metalúrgicos dominam todas as técnicas necessárias ao trabalho com os metais e as ligas metálicas: desde a extração e a fabricação, até a fundição e o tratamento do material. Suas principais ferramentas são: tornos, fresadores, furadeiras, retificadores, serras e prensas. São, então, essenciais em todo o processo de mineração e de produção industrial.

  • 2º Quando surgiu?

São de 4.000 a.C. os primeiros materiais feitos de bronze, liga metálica que tem em sua composição cobre e estanho. O tratamento térmico do ferro (processo de têmpera) surgiu entre os gregos e foi desenvolvido pelos romanos, sendo historicamente muito importante para o seu sucesso militar. A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, que a área se tornou uma ciência.  

  • 3º O que estudam?

Principalmente matemática, química e física (além todas as engenharias)! A primeira graduação da área foi criada em 1940, com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O curso, chamado atualmente de “Engenharia Mecânica”, tem também disciplinas relacionadas a comunicação e design, ciências sociais e, até mesmo, administração e economia. 

  • 4º Uso de softwares

A tecnologia é essencial na metalurgia, principalmente pelo uso de softwares especializados, como por exemplo: os usados no desenvolvimento de sólidos tridimensionais (por computador), na simulação de forjamento e no tratamento térmico, dentro outros.

  • 5º Em que áreas trabalha?

Muitas! Os metalúrgicos são responsáveis pela fundição de metais (para o uso industrial), pela análise laboratorial para a classificação dos materiais, pelo tratamento metalúrgico e termomecânico, pelo desenvolvimento de ligas metálicas e, ainda, pela metalurgia extrativa (de fontes minerais, de minérios etc.). 

Gostou de saber um pouco mais sobre a metalurgia? Compartilhe com os seus familiares e amigos! Principalmente, com os profissionais da área que você mais admira! Quer tudo o que precisa para a profissão? Na Super Pro Atacado tem mais de 20 mil itens à pronta entrega, pelo melhor preço do atacado. Confira em nossa loja física em sua região, ou em nosso site. Também nos siga em nossas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades. 

Sugestões da categoria